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OS DESAFIOS NA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIA


Falando de Elaboração de Monografia, estamos tratando de um assunto desenvolvido ou resolvido em ambiente académico.

O ambiente académico é sempre marcado por produção e reprodução de conhecimentos, conhecimentos estes que nos estimulam a transformação da própria realidade social.
Nos últimos anos, por ofício do Ministério do Ensino Superior de Angola, tem sido uma exigência consensual na comunidade académica angolana de que instituições de ensino universitário devem aliar às práticas de ensino tradicional, elementos que promovam o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo dos estudantes, permitindo, através de uma visão real da própria realidade conjuntural e social, detectar os problemas que a assolam e ao mesmo tempo, dotá-los de ferramentas capazes de promover medidas que ajudem solucioná-los.

Na prática, verifica-se que os estudantes vêem-se diante de muitas dificuldades para cumprir essas exigências, provavelmente, em decorrência de uma formação deficiente na formação básica. Por vezes, verifica-se que estudantes cursando o último ano dos cursos de licenciatura, desconhecem as mais elementares normas envolvidas na elaboração de textos científicos, tais como: desenvolvimento e estrutura do trabalho, padrões de redacção, procedimentos para se fazer pesquisas bibliográficas, selecção e organização da leitura das obras, construção de citações directas e indirectas, bem como sobre o propósito de incluí-las no corpo do próprio texto. Essas dificuldades podem ser a causa de uma grande ansiedade nos estudantes de licenciatura, na medida em que as exigências mudam em profundidade a forma usual da escrita, incorporando diversos elementos, até então desconhecidos, podendo, no limite, levar ao desânimo e, até mesmo, a desistência do curso.

Muitos são os factores que concorrem para a desistência do estudante, ainda em fase de formação, bem como, o estudante finalista que eleva.
Nos dias actuais a globalização, o mercado cada vez mais competitivo e as novas tecnologias, bem como, a complexidade cada vez da sociedade face aos seus desafios, estão exigindo do profissional não só o conhecimento teórico, mas uma prática baseada na reprodução e produção de conhecimentos. Tal reprodução e produção devem ser acompanhadas de uma análise crítica, reflexiva e criativa para que os profissionais formados possam ingressar na sociedade de maneira competente e actuante.

A pesquisa científica tem por objectivo contribuir com a evolução dos saberes humanos em todos os sectores, sendo sistematicamente planeada e executada através de rigorosos critérios de processamento das informações. Os trabalhos de graduação devem produzir ciência, ou dela derivar, ou acompanhar seu modelo de tratamento. No campo das Ciências de Educação, a ciência se faz presente, “tal área de actuação não se caracteriza, apenas, como uma ciência específica, mas como uma área académica – profissional com necessidades e características próprias, que se vale das diversas ciências e da filosofia para construir seus objectos de reflexão e direccionar sua intervenção pedagógica”.
Diante do exposto é de suma importância questionar: de que forma o Curso de Metodologia Científica pode ajudar os estudantes de nível superior a superar as suas dificuldades na hora de elaborar um trabalho científico?

A preparação, a redacção e a apresentação de trabalhos científicos envolvem um grande número de questões de natureza técnica e estética, dentre as quais, pode-se destacar a disciplina, a criatividade na selecção da bibliografia, a leitura de forma organizada, a ousadia e o rigor na abordagem do assunto, além da obediência a certas normas de redacção e apresentação do texto final. A Metodologia Científica irá abordar as principais regras da produção científica para alunos dos cursos de graduação, fornecendo uma melhor compreensão sobre a sua natureza e objectivos, podendo auxiliar para melhorar a produtividade dos alunos e a qualidade das suas produções.


Objectiva-se com este estudo comprovar que o Curso Metodologia Científica é eminentemente prático e apresenta instrumentos necessários para a realização de trabalho de pesquisa, buscando a construção do conhecimento dos académicos de forma a favorecer-lhes uma leitura e escrita mais eficientes, através da pesquisa e redacção com embalsamento científico elaborados segundo normas científicas vigentes. Através da análise dos principais conceitos que compõem Curso de Metodologia Científica e posterior relação dos mesmos na produção e apresentação de trabalhos científicos, buscou-se traçar uma analogia entre o saber científico e sua influência no desenvolvimento da reflexão, da compreensão, da capacidade de interpretação e argumentação dos académicos dos cursos de licenciatura.

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