OS DESAFIOS NA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIA
04:32:00
Falando
de Elaboração de Monografia, estamos tratando de um assunto desenvolvido ou
resolvido em ambiente académico.
O
ambiente académico é sempre marcado por produção e reprodução de conhecimentos,
conhecimentos estes que nos estimulam a transformação da própria realidade
social.
Nos
últimos anos, por ofício do Ministério do Ensino Superior de Angola, tem sido
uma exigência consensual na comunidade académica angolana de que instituições
de ensino universitário devem aliar às práticas de ensino tradicional,
elementos que promovam o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo dos
estudantes, permitindo, através de uma visão real da própria realidade
conjuntural e social, detectar os problemas que a assolam e ao mesmo tempo,
dotá-los de ferramentas capazes de promover medidas que ajudem solucioná-los.
Na
prática, verifica-se que os estudantes vêem-se diante de muitas dificuldades
para cumprir essas exigências, provavelmente, em decorrência de uma formação
deficiente na formação básica. Por vezes, verifica-se que estudantes cursando o
último ano dos cursos de licenciatura, desconhecem as mais elementares normas
envolvidas na elaboração de textos científicos, tais como: desenvolvimento e
estrutura do trabalho, padrões de redacção, procedimentos para se fazer
pesquisas bibliográficas, selecção e organização da leitura das obras,
construção de citações directas e indirectas, bem como sobre o propósito de
incluí-las no corpo do próprio texto. Essas dificuldades podem ser a causa de
uma grande ansiedade nos estudantes de licenciatura, na medida em que as
exigências mudam em profundidade a forma usual da escrita, incorporando
diversos elementos, até então desconhecidos, podendo, no limite, levar ao
desânimo e, até mesmo, a desistência do curso.
Muitos
são os factores que concorrem para a desistência do estudante, ainda em fase de
formação, bem como, o estudante finalista que eleva.
Nos
dias actuais a globalização, o mercado cada vez mais competitivo e as novas
tecnologias, bem como, a complexidade cada vez da sociedade face aos seus
desafios, estão exigindo do profissional não só o conhecimento teórico, mas uma
prática baseada na reprodução e produção de conhecimentos. Tal reprodução e
produção devem ser acompanhadas de uma análise crítica, reflexiva e criativa
para que os profissionais formados possam ingressar na sociedade de maneira
competente e actuante.
A
pesquisa científica tem por objectivo contribuir com a evolução dos saberes humanos
em todos os sectores, sendo sistematicamente planeada e executada através de
rigorosos critérios de processamento das informações. Os trabalhos de graduação
devem produzir ciência, ou dela derivar, ou acompanhar seu modelo de tratamento.
No campo das Ciências de Educação, a ciência se faz presente, “tal área de
actuação não se caracteriza, apenas, como uma ciência específica, mas como uma
área académica – profissional com necessidades e características próprias, que
se vale das diversas ciências e da filosofia para construir seus objectos de
reflexão e direccionar sua intervenção pedagógica”.
Diante
do exposto é de suma importância questionar: de que forma o Curso de
Metodologia Científica pode ajudar os estudantes de nível superior a superar as
suas dificuldades na hora de elaborar um trabalho científico?
A
preparação, a redacção e a apresentação de trabalhos científicos envolvem um
grande número de questões de natureza técnica e estética, dentre as quais,
pode-se destacar a disciplina, a criatividade na selecção da bibliografia, a
leitura de forma organizada, a ousadia e o rigor na abordagem do assunto, além
da obediência a certas normas de redacção e apresentação do texto final. A
Metodologia Científica irá abordar as principais regras da produção científica
para alunos dos cursos de graduação, fornecendo uma melhor compreensão sobre a
sua natureza e objectivos, podendo auxiliar para melhorar a produtividade dos
alunos e a qualidade das suas produções.
Objectiva-se
com este estudo comprovar que o Curso Metodologia Científica é eminentemente prático e apresenta instrumentos necessários para a realização de trabalho de
pesquisa, buscando a construção do conhecimento dos académicos de forma a
favorecer-lhes uma leitura e escrita mais eficientes, através da pesquisa e redacção com embalsamento científico elaborados segundo normas científicas
vigentes. Através da análise dos principais conceitos que compõem Curso de
Metodologia Científica e posterior relação dos mesmos na produção e
apresentação de trabalhos científicos, buscou-se traçar uma analogia entre o
saber científico e sua influência no desenvolvimento da reflexão, da
compreensão, da capacidade de interpretação e argumentação dos académicos dos
cursos de licenciatura.
Texto: Aurio Sebastião