POSTAGENS RECENTES.
Partilhe os Nossos Eventos

Salário Emocional: O que é? Como Calculá-lo e Promovê-lo dentro da Tua Empresa

Elaborado por Aurio Sebastião, Msc. Ciências do Trabalho e Relações laborais

Por que as pessoas trabalham? A resposta mais óbvia, é claro, é pelo dinheiro. Mas, além da remuneração, existem também outros elementos que podem aumentar ou diminuir a satisfação de uma pessoa no trabalho e que fazem parte do seu "salário emocional".

imagecatho


Vivemos uma época cada vez mais complexa e difícil de definir estratégias para motivação dos colaboradores em contextos organizacionais e não só. As relações de trabalho são cada vez menos determinadas apenas pelo fator salário, compensações e benefícios financeiros. Com a pandemia e seus efeitos no mundo do trabalho, há uma crescente preocupação em estudar e analisar, a nível das ciências das emoções, gestão do pessoal e do bem-estar dos trabalhadores, os aspectos não quantificáveis, no caso, o estado emocional das pessoas em contextos laborais, como forma de atrair e reter talentos e competências. 

Neste sentido, o salário emocional, surge como aquele que não aparece nas folhas de remuneração, nada tem haver com os benefícios ou prémios monetários, e são cada vez mais valorizados por parte daqueles que vendem ou cedem a sua força de trabalho e pelos empregadores preocupados com a qualidade do serviço prestado através da garantia da do bem-estar físico, social e emocional dos seus colaboradores.

Existem alguns estudos avançados, como da mexicana Marisa Elizundia, especialista em recursos humanos, que nos podem orientar neste sentido, como «horário flexível, o trabalho à distância ou teletrabalho, seguros de saúde, benefícios sociais em relação à educação dos filhos, espaços de lazer dentro das empresas, ajudas com pagamento de formação, entre outros benefícios, são exemplos das retribuições não financeiras que não aparecem na folha de vencimento, mas fazem parte do salário emocional».

O conceito de Felicidade Interna Bruta (FIB) avalia o índice de bem-estar da população, defende a ideia de salário emocional como um complemento ao salário que é oferecido pela empresa, relacionado com aquilo que o dinheiro não pode comprar. Ou seja, falamos de salário emocional quando nos referirmos às vantagens que as empresas oferecem aos seus funcionários para melhorar os seus níveis de satisfação no trabalho, sem que isso signifique realmente um aumento salarial.

Havendo vários factores que, direta ou indiretamente, influenciam o bem-estar no trabalho, há dois que o e-konomista destaca como sendo de particular importância: o ambiente de trabalho e a atenção dada ao funcionário pela empresa. «Este tipo de salário reduz a rotatividade dos profissionais, aumenta a sua eficiência e é também um factor fundamental na retenção e captação de talentos.»

Surgi-nos uma questão fundamental, se o salário emocional não é quantificável, como podemos calcular, para devidamente se promover?

De acordo com o site, e-konmista, existem cinco aspectos a ter em conta no cálculo do salário emocional:

1.    Equilíbrio entre carreira profissional e vida familiar, o poder usufruir de um horário flexível para trabalhar, ou até executar as tarefas a partir de casa, permitindo mais disponibilidade para, por exemplo, acompanhar os filhos.  

2.    Compensações para além do salário, compensações que, ainda que não sejam monetárias, podem contribuir para o bem-estar dos colaboradores e até mesmo ajudá-los a poupar dinheiro na aquisição de serviços. Alguns exemplos: Seguros de saúde, inscrições em ginásios, creche, infantário ou atividades durante as férias escolares, formação profissional ou cheques-desconto são algumas das compensações que deve ter em conta ao calcular o seu salário emocional.  

3.    Progressão na carreira, oferecendo oportunidades reais de progressão de carreira, indo ao encontro das ambições dos colaboradores.  

4.    Formação contínua, elaborar um plano de formação contínua para melhorar as competências técnicas adequadas à função dos colaboradores e, por consequência, ter melhores condições de trabalho. Fomentar a aprendizagem de coisas novas que possam enriquecer os colaboradores também em termos pessoais é igualmente valorizado.  

5.    Bom ambiente de trabalho, acreditar na missão da empresa e todos partilharem da mesma cultura empresarial, faz com que sejam criados laços de confiança entre colegas e fazer parte de uma boa equipa de trabalho é um factor determinante para que os colaboradores se sintam realizados no seu emprego.

O mesmo site identifica-se ainda 10 formas de promover o salário emocional.

Uma imagem com interior, chão, pessoa, sala

Descrição gerada automaticamente

  • Facilidade de comunicação entre colaboradores e superiores;
  • Programas de desenvolvimento de carreira;
  • Actividades de team building;
  • Programas de lazer que incluam as famílias dos colaboradores;
  • Transparência em relação aos objetivos da empresa;
  • Flexibilidade na rotina organizacional;
  • Actividades em datas comemorativas;
  • Programas de formação;
  • Avaliações objectivas e directas;
  • Reconhecimento e feedback positivo.  

Um mundo competitivo, o salário emocional, para muitos mercados é definido como valor diferencial competitivo para atrair e reter os melhores quadros. Ignorar este factor fundamental é se colocar na traseira na gestão do desenvolvimento das competências individuais e organizacionais.

Concluímos que, embora o salário económico continua sendo a base dos vínculos laborais, é de todo imprescindível termos em conta outros componentes que influencia significativamente na atração e manutenção das relações de trabalhos e que não são passíveis de serem mensurados pela métrica financeira. É fundamental investir em ambientes de trabalho propiciem a valorização mútua e o crescimento profissional e pessoal dos trabalhadores, pois os resultados são seguramente enormes para empresa.

 

Fonte: Salário emocional: quando o dinheiro não é tudo (e-konomista.pt)

           Os 10 fatores que definem o ‘salário emocional’ - BBC News Brasil

INTELEGERE INTELEGERE Author

CURTA A NOSSA PÁGINA

VISITANTES EM DIRECTO

ESCREVA PARA NÓS

Nº DE VISITANTES

Postagens Mais Visualizadas

recent posts