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EDUCAÇÃO CORPORATIVA
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Psicólogo das Organizações e Trabalho |
Em virtude das grandes mudanças
que ocorrem no mundo empresarial, está a ser exigido do profissional da actualidade
muito mais que formação conceitual. As empresas estão a buscar profissionais
aptos para a formação contínua de forma que os mesmos estejam abertos para a
actualização dos seus conhecimentos técnicos e comportamentais, pois esta
contínua aprendizagem pode representar maior eficiência para as organizações,
bem como um sentimento de maior capacitação profissional.
Hoje se assiste, a nível de
outras paradas mundiais, o surgimento e cada vez mais a proliferação de um novo
modelo educacional em que anula o conceito tradicional de organização, baseada
na hierarquia corporativa e organizacional, em que os “pensadores” estavam no
topo da pirâmide e os “fazedores” na base. As organizações devem valorizar a
diversidade e a capacidade de contribuição de cada indivíduo. Pois, esse
paradigma vê o sucesso como resultado da eficiência de trabalhadores com
conhecimentos culturalmente diversos e prioriza o aprendizado e o compartilhamento
do conhecimento. Tanto é que a visão da formação corporativa visa “estimular o
desenvolvimento humano, a construção do conhecimento organizacional e as
práticas do desenvolvimento sustentável, através da educação permanente de
toda a organização, inspirando o aperfeiçoamento da vida e da sociedade”. Cada
pessoa ou trabalhador é parte activa na formação e sucesso da Organização.
A formação corporativa é um
projecto novo de formação nas organizações empresariais e académicas. A educação corporativa tem sido
vista como um sistema de aprendizagem desenvolvido com o fim aumentar a
geração de valor para a empresa. Por seu intermédio, indivíduos transformam
conhecimentos teóricos e experiências profissionais em competências.
O papel da formação corporativa
é desenvolver competências para o sucesso do negócio, criar modelos de
aprendizagem baseados nas práticas do negócio e no dia-a-dia da empresa,
pautar as suas acções na gestão de competências empresariais e funcionais,
disseminar as crenças e valores, aprimorar a cultura organizacional e formar
indivíduos mais conscientes da importância de desempenhar bem seus papéis de
cidadãos, profissionais e seres humanos.
A educação corporativa tem a
missão de socializar o conhecimento e de propiciar o aprendizado contínuo, no
sentido de que todos tenham as competências necessárias para a realização dos
objectivos organizacionais.
Neste contexto, compreendemos
aqui que a educação corporativa não se resume ao treinamento empresarial ou
qualificação, mas mais do que isso, passa por articulações coerentes de
competências individuais e organizacionais no contexto mais amplo da organização.
Em sensus latus, podemos dizer que a educação corporativa permite o
envolvimento do profissional em constante aprendizado a nível técnico,
cultural e profissional, melhorando assim as suas competências e desempenho
mais satisfatório sob o ponto de vista produtivo para os negócios da empresa.
Para o sucesso das referidas
organizações em função dos objectivos e estratégias de negócios por estes
concebidos. Pois, são estas organizações que acolhem, grosso modo, a população
activa do País. Desde funcionários e agentes públicos a trabalhadores e
clientes.
A educação corporativa deve estar associada a um plano de carreira, pois o profissional envolvido no processo formativo buscará melhores colocações. Os líderes devem desempenhar o papel de educadores, sendo responsáveis pela aprendizagem e desenvolvimento das suas equipas. É comprometedor tratarmos sobre a educação corporativa sem que fizessemos menção à universidade corporativa, sendo que esta faz parte das práticas educativas. É um “guarda-chuva” estratégico para o desenvolvimento e educação de funcionários, clientes e fornecedores. A universidade corporativa, no seu modelo educacional, valoriza e enfatiza a participação e a colaboração, a flexibilidade, a confiança, a inclusão, a diversidade, a autonomia e a importância do conhecimento pessoal para o processo de aprendizado.